ASSUNTA

Sob a denominação de ASSUNTA – ASSOCIAÇÃO DOS VIOLEIROS DE MINAS GERAIS, com foro na cidade de Betim, Minas Gerais, fica constituída a sociedade civil sem fins lucrativos que tem como objetivo defender, preservar, fomentar e promover a cultura caipira e os interesses dos violeiros e dos profissionais relacionados à viola brasileira de 10 cordas e todos os instrumentos que compõe o universo da música caipira, assim como o violão caipira, sanfona e suas derivações, cavaquinho, caixas de folias,percussões e outros instrumentos.

ASSUNTA é a Associação dos Violeiros de Minas Gerais fundada no dia 07 de abril de 2011, com sede à Rua Doutor Luiz Figueiredo Cabral, 311 - B, Bairro Novo Horizonte, Betim MG.

A ASSUNTA surgiu da necessidade de articulação do grupo de violeiros de Minas Gerais promovendo intercâmbio tanto na região metropolitana de Belo Horizonte como nacional e internacional. 
Seu objetivo é divulgar e valorizar a música caipira através das manifestações ligadas ao universo da viola, preservando sua identidade e a diversidade cultural. Esta ação pretende também minimizar o impacto do fenômeno de massificação da música sertaneja promovido pela indústria fonográfica. O termo “sertanejo” é atualmente usado para designar um estilo que pouco corresponde à música caipira.
A associação possui um diferencial no que se refere a sua forma de organização, suas reuniões deliberativas contam com a presença de todos os associados. O espaço é usado para tratar de políticas culturais voltadas para o universo da viola caipira. 
É um momento único onde a ASSUNTA promove formação e a troca de experiência entre seus integrantes, procurando alternativas aos problemas específicos e gerais relacionados à produção artística e musical e minimizando a vulnerabilidade gerada pelas dinâmicas excludentes do mercado fonográfico e da mídia.
No ano de 2009, data da 1ª Conferência Municipal de Cultura de Betim, surgiu a necessidade de fazer um cadastro dos segmentos culturais da cidade. Percebeu-se então demandas muito específicas no setor da música caipira e a partir de então foi organizado pela FUNARBE e ASSUNTA o 1º Festival de Violeiros de Betim e o Projeto Quintais – Encontro de Violeiros para promover o diálogo com estes artistas que sugeriram a criação de uma associação que lhes desse mais autonomia na solução de suas necessidades.
Os interessados em tornarem-se sócios da ASSUNTA deverão entrar em contato em sua sede ou pelo telefone e email abaixo.

Email – assuntaviola@live.com

Telefone- (31) 3532 7713




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Abraços enviolados!