domingo, 16 de julho de 2017

AMILTON LELO CANTAVA CAIPIRA

O Cancioneiro Apaixonado
Por Marrequinho com adaptações de Lázaro Mariano

Amilton Lelo em Carreira solo.
 Pedro Amilton Vieira (Amilton Lelo), nasceu em Rio Verde, no estado de Goiás.
Iniciou a carreira cantando em dupla, usando o pseudônimo de "Romancinho", formando a dupla "Romancinho e Roxito". Gravou um disco 78 rpm no selo Astor. Na segunda tentativa, Amilton Lelo formou dupla com outro conterrâneo seu, jovem aspirante a também seguir a carreira artística, chamado Odaés Rosa da Silva e usava o pseudônimo de Rosenito. 

Amilton Lelo e Odaés Rosa em início de Carreira
Em 1964, a dupla "Romancinho e Rosenito" gravou pela gravadora Palhoça um compacto simples com as músicas "Prendinha Querida" e "Negra Solidão". Sua última tentativa em cantar de dueto foi com sua esposa legítima, da qual era separado, "Romancinho e Roselinda".
Marrequinho com Odaés. Marrequinho era uma enciclopédia sertaneja.

Depois seguiu carreira solo, gravando canções apaixonadas. Ficou conhecido nacionalmente como "O Cancioneiro Apaixonado". Tornou-se um ídolo nacional, vendeu milhões de discos, encantou platéias pelo Brasil inteiro.

Foi assassinado em Goiânia (Jardim América), em 06 de junho de 1979, por um irmão de uma mulher (suposta Keila) com quem ele mantinha um relacionamento como se pode perceber na música abaixo composto por Amilton.

Keila
Amilton Lelo
  
Keila keilinha
Queridinha do meu coração
keila meu amorzinho,pois é por ti que sinto paixão
Keila,keilinha tú és o meu mundo de explendor
Keila,meu amorzinho,pois é por ti que sinto um grande amor

Desde aquele dia que a Keila me disse adeus
Existe um mar imenso de pranto nos olhos meus
Keilinha se tiver me ouvindo te peço por caridade
Que venha pra junto de mim
Se não vier eu morro de saudade

Keila keilinha
Queridinha do meu coração
keila meu amorzinho,pois é por ti que sinto paixão
Keila,keilinha tú és o meu mundo de explendor

Keila,meu amorzinho,pois é por ti que sinto um grande amor

Amilton Lelo está sepultado no Cemitério Jardim das Palmeiras em Goiânia, na galeria dos artistas, e recebe uma legião de fãs todos os anos.

Pedro Amiltom Vieira Cabral conhecido como (Amiltom Lelo) nasceu em 12 de julho de 1939 influenciado pelo movimento Jovem Guarda, começou sua carreira solo.

Quase todas composições são autorais e falam de uma paixão transloucada que vivia por Rosalinda, mas foi um relacionamento após a separação que deu fima sua vida. 

Amilton Lela faleceu no dia 06 de julho de 1979 assassinado a tiros pelo irmão de sua namorada quando já era divorciado de sua legítima esposa. 

Amilton recebeu varios tiros e ainda entrou em seu carro e dirigiu a procura de um hospital,mas infelizmente bateu em um cruzamento próximo do hospital neurológico para onde foi levado e faleceu algumas horas depois.

Seu assassino nunca foi preso apesar de todos saberem quem foi. Amiltom foi sepultado no jardim das palmeiras quadra D,número 285 onde recebe todos os meses de novembro em finados.

Amilton era tão apaixonado pela música caipira que gravou um LP com duetos feitos por ele próprio, ou seja, ele mesmo fazendo a primeira e segunda voz.

Duetos com duas vozes do próprio Amilton Lelo
O QUE PENSAM OS FÃS

Obrigado, meu nome é Antônio prado sou de Ubajara - Ceará, tenho 25 anos sou fã n°. 1 de Amilton Lelo, eu tinha que conseguir todas as músicas que Amilton Lelo gravou e saber mais da história dele, os fãs de Amilton Lelo agradecem.

Escutava demais esse figura na década de 70/80. Meus pais adoravam.

Bom eu sou sobrinho de Amilton Lelo, meu nome e Frederico, ele foi morto em julho de 1979, aqui na cidade de Goiânia mesmo, assassinado pelos cunhados.

Bom eu não tenho muito a dizer sobre o cantor Amilton, porque não fui do tempo dele apenas quero dizer que adoro as músicas dele pra mim ele e uma pessoa que vai ser sempre lembrada.

Olá! Meu nome é Jefferson, gostaria de saber se alguém tem as 12 mais de Amilton Lelo? Por favor estou já à tempos procurando estas músicas, se alguém tiver favor enviar por e-mail e serei eternamente grato. Meu e-mail é:abreurepresentacaocomercial@gmail.com
Onde se pode encontrar as músicas de Amilton Lelo, sinto muita saudades de quando ouvia seus sucessos nas rádios.

Vejo que falta muitas coisas sobre ele para serem publicadas, gostaria de saber a data certa de sua passagem, e que passou de fato com os assassinos? Quais os supostos motivos? Seria ótimo se a família dele autorizasse a discografia completa e sua biografia. Ana Beatriz

Eu Sandra, moro em Los Angeles, e estou feliz por ter encontrado os três cds do inesquecível Amilton, foi uma surpresa! Gostaria de pedir a este site, que encontre mais notícias e divulgue mais assuntos sobre ele e sua trajetória professional. Muito obrigada...

Olá a todos que gostam das músicas do Amilton Lelo, a verdade é que realmente não podemos encontrar absolutamente nada sobre a vida desse artista em nenhum lugar, já tentei buscar mais informações e nada nada.. é uma boa idéia mesmo, se o site nos ajudar a abrir esse baú, e assim conhecermos mais sobre ele. Nina.

Parabéns por a iniciativa. Só gostaria de pedir que por favor encontre a biografia do Amilton Lelo e tudinho sobre ele. Joana Salazar.

Evandro de Brito. Oi, finalmente alguma coisa desse grande cantor Amilton Lelo, eu lembro muito bem do seu tempo de sucesso, e de como eu muitas vezes curtia uma fossa daquelas, ouvindo suas músicas. Nunca mais pude achar nada sobre ele, por isso, lhes peço que divulguem mais sobre aquele que foi o mais apaixonado de todos. Em nome de seus fãs.

Jairo de Sousa. Sempre gostei das músicas do Amilton Lelo, pois sou da geração dele, e acompanhei todo seu sucesso. Gostaria apenas que sua história de vida fosse contada, para que seus fãs o tenha nas lembranças e matasse a saudade.
Só para esclarecer, o Frederico sobrinho do Amilton Lelo, disse aqui no blog que o cantor faleceu em julho de 1979, enquanto na abertura do site fala que foi em 1985, afinal qual a data certa? abraço..

Guilherme. Puxa, esse cara foi além! há muitos anos atrás, eu ainda pré-adolescente, e já ouvia as músicas dele, pois era só o que meus pais queriam ouvir todo o tempo, bicho, esse site está ativando minha memória !

João Pedro- Ê paixão que não acaba!!!! Aqui por esse mundão de Goiás, Amilton Lelo é lembrado tanto por ter sido um eterno xonadão.

Moro em foz do Iguaçu na fronteira com o Paraguai não e muito difícil encontrar fãs dele por aqui, ouvi dizer que esse cantor era boia fria e foi trazido pelo patrão para gravar, na cidade porque achou que o mesmo tinha futuro, que de fato foi uma curta e brilhante carreira, interceptada por uma......em família tudo que eu sei é incerto porque só ouvi falar como todos por aqui, abraços para todos os fãs dele!

Marcos dos Antos. Já estou esperando novas notícias, e mais curiosidades desse cantor e compositor que viveu por muito pouco tempo.

Tânia- Se a biografia completa do Amilton, não estar disponível, que pelo menos se disponibilizem várias e diferentes fotos dele aqui no site, os fãs agradecem..
Fernanda. Olá a todos fãs do Amilton Lelo, eu sou do Norte do Tocantins, e aqui, esse artista foi muito querido e até hoje é sempre lembrado, suas músicas todos conhecem, inclusive muitos cantam acompanhado do violão é claro.Mas também pouco sabemos da vida dele.

Edgar Solano. Soy mexicano, e este gran hombre compositor fue el mejor em su tiempo.Yo he vivido em la capital Brasilia años 1977/1981 e mi acuerdo sus canciones mui apasionadas e las personas lo queriam mucho.

Eu mineiro de Poços de Caldas, já estive em três shows de Amilton Lelo, foi um show para os apaixonados... Estive no show em Passos MG, também, Carmo do Rio Claro e Poços de caldas no ano de 1979. Lembro o dia do assassinato dele, realmente foi uma pena....
Sou muito fã Dele tenho todos os LPS ,e conheço muitos de seus sucessos. Ele tem músicas gravadas com Joao mineiro e Marciano, também com Trio Parada Dura, e muitos outros... Com João mineiro e Marciano a música “Ontem chorei de mais” e com o Trio Parada Dura “Eu vou vender meu coração”.

Como gosto muito de músicas românticas e profunda, nada melhor do que essas do Amilton, que diz tudo e faz até a alma chorar, e ainda mais se tiver uma paixão não correspondida, aí aguenta coração!

Sou da antiga sempre curti as músicas do grande Amilton Lelo gostaria de ver publicado pelo menos o nome de todas as músicas que ele compôs e sobre o que aconteceu na sua vida conjugal porque o mataram conte a sua história.

Olá, esse comentário, acima, que pede que se conte a história pessoal do Amilton, é muito oportuno e necessário, e é tudo que eu também gostaria de saber, pois não entendo como foram capazes de assassinar um cantor como o Amilton.

Maira- Eu também sou da antiga, e com muito gosto, por isso sou fã do Amilton Lelo, mas como todos, nunca entendi o que aconteceu na vida dele claramente, se alguém sabe que nos conte!

Curiosidade: As músicas do Amilton Lelo falam de traição, morte, solidão e paixão. No entanto, e infelizmente, as circunstâncias em que morreu, ainda que de forma covardemente, caracteriza bem tudo isso junto, é impressionante!

Penso que as recordações do Amilton hoje em dia, p/ seus fãs, vem sempre relacionada ao um certo vazio e uma mistura de sentimentos, por a forma em que sua vida foi interrompida friamente.

Mirian- Ainda bem que tem pessoas inteligentes, p/ abrir um blog sobre as antigas como esse. Realmente interessante recordar momentos passado através das músicas antigas que foram sucesso, e que ainda hoje nos traz forte lembranças. Obrigado!

Márcia- Obrigado ao amigo Wanderley de poços de Caldas, por seu comentário. Eu perguntei como era a presença do Amilton, porque eu nunca encontrei uma foto dele sorrindo, as que tenho são somente as de contra-capas dos cd's e vejo só um olhar vago e distante, isso aumentou minha curiosidade sem falar da voz arrastada. Tenho só 2 CD's com as melhores canções.

Sou de sete lagoas, e um de meus ídolos preferidos , as imagino como deve ter sofrido por amor pra umas composições tão perfeitas e sinceras , ouço ele desde de criança, e que pena foi brutalmente assassinado , acho que do nível suas composições nunca mais , Amilton onde quer que esteja parabéns e que bom que deus te iluminou por ser um artista tão completo .

Olá a todos os fãs de AMILTON lELO, SÓ QUERIA SABER se alguém conhece qualquer detalhe sobre o assassinato desse cantor, se algum fã, conhece algum fato curioso, por favor nos escreva e nos deixe saber, obrigado.

Desde criança sou fã do mesmo, hoje aos 47 anos, ainda me lembro dos bons tempos, infelizmente fiquei sabendo que o mesmo faleceu. Hoje eu observo que temos muito barulho mas letras bonitas e apaixonadas igual as décadas passadas negativo, naquela época as músicas faziam sucessos e ficavam, por exemplo a maravilhosa e saudosa jovem guarda, pois quem viveu esta época tem saudades.

Hoje infelizmente temos uma enorme quantidade de cantores seja qual for o estilo, mas qualidade que é bom mesmo nada. Estamos em uma época de consumismo e vendagem de cds. com o avanço da tecnologia, até em casa mesmo se monta um cd, usando o computador através da gravadora de dvd e uma boa impressora. Por fim fica á saudade dos bons e saudosos tempos, também do disco de vinil que não tinha como piratear. Tenho vinil fitas e quando toco os mesmos me vem a saudade, a gente era feliz e não sabia.

Só queria saber, porque a familia do Amilton Lelo não divide com os fãs, a história do cantor tanto musical como pessoal, até hoje se pergunta que de fato aconteceu?

Oi fãs de Almiton lelo, sou mais um na multidão que adora suas músicas, queria saber o que aconteceu com os assassinos do cantor. Obrigado.

É com muita satisfação que venho fazer um comentário ao mais glorioso cancioneiro apaixonado AMILTON LELO, ele fez músicas que apaixonadas para os apaixonados desta vida! Para mim nunca existirá um cantor igual, pude visitar seu túmulo no cemitério Santana em Goiânia e lá vi a triste realidade: um poeta que marcou a vida de muitos apaixonados deixou de compor em 18 de maio de 1985 e surgiu como uma estrela para brilhar entre as multidões em 05 de fevereiro de 1963,um abraço a todos que realmente amam as mais belas canções do cancioneiro apaixonado!

Não entendo, o absoluto distanciamento da família desse artista para com seus fãs, todos querem saber como aconteceu essa tragédia, e o que de fato ocorreu com os culpados, e no entanto não se ouve uma só palavra, ninguém se pronuncia, é como se preferissem o esquecimento ou a falsa idéia de total privacidade. Infelizmente não penso dessa forma, e acho que os fãs dele também não, e por isso digo sempre, Amilton Lelo foi uma estrela e estrela sempre brilhará, por isso não importa que sua família não aproxime dos fãs ou que nunca mencione uma palavra, porque Amilton cantou para o povo e como tal será sempre lembrado, uma estrela solitária que estar cantando agora no céu, e levando alegria por onde quer que passe, onde quer que esteja com suas melodias apaixonadas.

Pedro Amiltom Vieira Cabral conhecido como (Amiltom Lelo) faleceu no dia 06 de junho de 1979 assasinado a tiros pelo irmão de sua namorada pois era divorciado de sua legítima esposa. Amiltom recebeu varios tiros e ainda entrou em seu carro e dirigiu a procura de um hospital, mas infelizmente bateu em um cruzamento próximo do hospital neurológico para onde foi levado e faleceu algumas horas depois. Seu assassino nunca foi preso apesar de todos saberem quem foi, a familia entregou tudo nas mãos de Deus. Amiltom foi sepultado no jardim das palmeiras qd.D num. 285 onde também está sua mãe e seu tio. Sua mãe faleceu no dia 27/11/2005 com 93 anos. Amiltom tinha 3 irmãos sendo vivos um irmão e uma irmã. Sei de tudo isso pois me casei com o sobrinho dele o qual ele criou, moramos com sua irmã na mesma casa onde Amilton viveu no jardim América em Goiânia -Go. Foi uma surpresa para nós tanta demonstração de carinho muito obrigada por tudo.(Esta é a verdade sobre Amiltom Lelo).

Nesse dia de 02 de novembro de 2008, finados pude passar o dia "perto" de um grande cancioneiro apaixonado que eternizado por suas canções românticas teve a visita de muitos fãs, falo do saudoso Amilton Lelo que está sepultado no cemitério Santana/Goiânia-GO, ele que com os duetos para os amantes apaixonados marcou a vida saudade muitas pessoas. Lá conheci alguns pessoas que acompanharam sua carreira e disseram que ele sempre com um jeito muito calado e de poucos sorriso mais sempre dando especial atenção aos fãs sempre fazia apresentações na praça da matriz da cidade de Trindade-go cerca de 18 km de Goiânia-go e na cidade de Bela Vista-GO cerca de 22km de Goiânia-go na praça do relógio, há alguns com fotos tiradas em show dele entre 1978 e 1983,foi um dia de tristeza e alegria, pois já se faz 23 anos sem ele, e saber que ainda há muitos fãs dele espalhado por todo país.

Bom; foi uma surpresa para nos descobrir o quanto Amilton Lelo ainda é querido e lembrado ate hoje não sabíamos deste blog por isto não havia comentado ainda ;gostaria de saber de onde saiu este absurdo que Amilton está enterrado no Cemitério Santana e que tem até um tumulo dele ;isto só pode ser brincadeira de péssimo gosto ,de onde tiram tantas mentiras assim, nos mande o numero do túmulo que vamos verificar .também é impossível haver fotos dele em 1983, pois ele já tinha morrido mas se tiver pagaríamos para ver, pois não temos nenhuma desta época.

Pe. Agnaldo Gonzaga disse...Olá, pessoal. Sou o Padre Agnaldo Gonzaga, natural de Anicuns e atualmente moro em Itaguari-GO. Sou, como os demais e tantos, fã incondicional do nosso Amilton Lelo. Antes de ir para o Seminário de São Luís de Montes Belos, nos finais de semana, depois de trabalhar duro na roça, lá na minha querida Americana do Brasil, ia para os bares nos finais de semana ver pessoas jogar sinuca e tomar umas "marvadas". Ali, das músicas que ouvia, as que mais ficaram em minha lembrança foram as de Amilton Lelo.

Eu Sandra de Los Angeles, envio um alô a todos os Fãs de Amilton Lelo. E Gostaria de Agradecer muito, a Sra. Célia, por vir a este site e comentar a real história do cantor Amilton Lelo, eu me emocionei muito ao ler, como tudo aconteceu, sentir uma tristeza enorme, e mais ainda ao saber que não houve nenhuma punição ao criminoso. Sei que Amilton tem uma alma iluminada, e por isso descansa em paz, e que ninguém se preocupe, pois a justiça maior vem do nosso Criador, e essa nunca falha. Que Deus abençoe a todos vocês.

Célia Alves, muito obrigado por falar aos fãs do Amilton Lelo o que aconteceu e que o levou ä morte. Sempre gostei de suas canções, e o acompanhei enquanto foi um sucesso, hoje tenho saudades e ouço suas músicas, sem ainda aceitar que ele já não estar, mas a lembrança dele nunca se apagará permanecerá viva p/ sempre. Muito obrigado, até breve. Paulo Ozório.

Gracias a Sra. Célia Alves por su esclarecimiento de la verdad acerca del grandiozo Amilton Lelo.yo he vivido em Brasil en los años 1978/1981 e conosco muy bien las canciones lindas deste gran hombre, lo sentir mucho por todo que passó, pero ahora ya finalmente lo tengo esclarecido, e creo que el culpable temprano or tade recibirá su merecido.Muchas gracias, adios..Solano Lopez

Porque sempre há 2 versões sobre a data da morte de amilton lelo, 1979 ou 1985, se já tem pessoas da família se apresentando, isso pode virar polemica, acredito que foi 1979. Tenho curiosidade de saber mais sobre seu passado, o que ele fazia antes de ser cantor, sua infância, sua história, agradeço pela iniciativa.

Oi, só quero lembrar ao responsável por esse blog, que agora é preciso rescrever a página inicial do Amilton Lelo, com o novo texto, pois já estar esclarecido como e quando aconteceu aquela fatalidade, e essa versão atual não corresponde com a real história.
O Cantor Goiano é uma icógnita não se sabe ao certo nada sobre ele, mas uma coisa é fato existe uma grande legião de fãs assim como eu, quero fazer um apelo todo o brasil tenho um projeto quero documentar a vida desse ídolo.

Eu tiago ponte fui confirmar as informações que a amiga célia havia passado sobre o local do sepultamento do saudoso Amilto lelo e pude ver que ela é sim parente dele porque fui até ao setor centro oeste em Goiânia na Av.marechal Rondon no cemitério Jardim das Palmeiras e ao chegar lá parecia que o lugar tivesse sido inspirado por uma música dele porque era uma manhã de sol e o local todo gramado cheio de flores, então o encontrei na quadra D número 285 com as seguintes informações: Pedro Amilton Vieira (Amilton Lelo) nascido:12.07.1939 falecido:06.07.1979. Não havia foto lá somente uma pedra de mármore com uma placa de aço com estas palavras acima, fiquei um tempo por lá perto desse cancioneiro apaixonado que tanto admiro, logo o verei de novo porque agora sei onde posso sentir-me mais alegre mesmo falecido estarei perto de uma nobre pessoa de compôs músicas realmente do fundo do seu coração e que marcou e marca a minha vida! A amiga Célia agradeço pela atenção e pelas informações e desculpe-me mais uma vez por criar a algum tempo atrás informações falsas, mas minha intenção era de alguém manifestar informações sobre seu parente, creio que sinta-se honrada em pertencer a família desse nobre cidadão goiano!!!

Até que enfim informações sobre este excelente artista! Amilton Lelo é o cara da música popular "dor-de-cotovelo" romântica "brega"!
Morte trágica e coração em todas as músicas fazem de Amilton Lelo uma lenda da Música Popular Brasileira!

Ontem eu vi na TV TBC de Goiânia-Go algo muito interessante, o "filho de Amilton Lelo" o nome dele é "Rangel Lelo" também cantor, como o pai segue no ritmo brega....já é sucesso nos estados de Goiás e Pará....Ave Maria! Sempre me surpreendo com as notícias sobre Amilton Lelo, e agora mais essa! Não sabia que tem um filho e ainda mais que estar seguindo os passos do pai, começando a despontar no meio musical brega. Isso é muito legal, valeu...Analia

NÃO ,ele tem vários sobrinhos mas não sou eu ,sou casada com um sobrinho dele o qual ele cuidou até sua morte, moro na casa onde Amilton morava com sua mãe hoje já falecida mas sua irmã mora aqui. QUEM quiser conhecer seu irmão só ir no YOU TUBE e digitar ISMAIR VIEIRA IRMÃO DE AMILTON LELO ,ele esta de verde o outro e primo ,também cantor.

Amilton era extremamente apaixonado pela sua ex-esposa, triste pela separação o levou a compor e gravar músicas apaixonadas. Ele era pobre, sua ex, uma mulher bonita que se envolveu com um homem rico que o levou....

Elias disse porque ele foi assassinado pela sua cunhada? Foi um crime passional?


Resposta p/ o amigo Elias: Segundo as informações acima por Dona Célia parente de Amilton, quem o matou foi um cretino irmão de sua namorada, Amilton recebeu vários tiros quando dirigia seu carro passando em um cruzamento na cidade de Goiânia. Mesmo ferido ele ainda conseguiu sozinho chegar ao hospital onde faleceu horas depois. Até hoje o pedaço de cretino nunca foi preso segundo a família, eles deixaram nas mãos de Deus. Um abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Abraços enviolados!