sábado, 4 de julho de 2015

AULAS DE VIOLA CAIPIRA NA ASSUNTA

10 coisas que aprendi tentando tocar viola caipira!

Postado em  

Olá pessoal! Hoje vou falar sobre algumas poucas coisas que EU aprendi tentando tocar viola caipira. Não são verdades absolutas, nem regras a serem seguidas, é o resultado da MINHA pouca experiência pessoal neste assunto. Não por coincidência, coloquei 10 pontos que achei importante destacar, e eles estão em cinco pares, iguais às cordas da viola ;). Vamos lá?
10 coisas que aprendi tentando tocar viola caipira!
1. Você precisa estudar todos os dias, pelo menos uma hora por dia. Sábados, domingos e feriados são dias também.
2. Alça na viola, dedeira na mão. Já comece certo, não faça como eu fiz, adquirindo estas coisas simples e baratas depois de um certo tempo de aprendizado.
3. Um afinador cromático (se sua viola não tem captador com um afinador), e pilhas reservas são essenciais para você não passar raiva com viola desafinada. No começo você não vai perceber, mas quando o ouvido acostumar, a viola desafinada incomoda!
4. Troque as cordas a cada 5 ou 6 meses, ou antes, dependendo do quanto você está tocando (ou judiando) a viola. Você vai perceber que o som perdeu o brilho e está na hora de trocá-las. A viola fica nova de novo!
5. A pele que recobre os dedos pára de cair na terceira camada. Se não chegou lá ou ou se ela voltou a cair, você não está se dedicando o suficiente.
6. Deixe a unha da mão direita crescer. No começo é estranho e até feio, mas isso faz uma senhora diferença na sonoridade da viola. Corte quando a unha começar a enroscar nas coisas que você vai pegar ou manusear. Você pode deixar a unha do dedão curtinha, já que ela já deve estar com dedeira.
7. Beba na fonte. Escute, escute e escute muita música com viola caipira, instrumentais, orquestras de viola. Se você pretende cantar, selecione algumas duplas referência e conheça as principais obras de cada estilo na viola.
8. Preste atenção nas músicas que está escutando. Um volume mais alto também vai permitir você perceber detalhes que não percebia antes. Aspectos no solo, no ritmo, nas passagens, afinação das vozes e vai te ajudar na memorização das letras.
9. Monte uma pasta impressa com suas músicas. Não dependa somente do computador, notebook ou tablet com ou sem internet para ter suas músicas à mão. Se você faz aula e / ou toca em uma orquestra, tenha uma pasta com suas músicas de estudo / trabalho e deixe outra para as músicas que você gosta de tocar, cantar e fazer a famosa moagem.
10. Arranje um parceiro. Tocar viola sozinho é legal, você aprende a base… e falta o solo. Você aprende o solo, e falta a base. Você faz uma voz, falta a outra… Em determinados momentos você pode desanimar, e não querer mais se dedicar tanto assim, pois às vezes enjoa tocar sozinho. Então já vai procurando alguém que tenha o mesmo gosto musical que você e procurem ensaiar constantemente, se possível, umas três vezes por semana. Você vai aprender muito, principalmente se seu parceiro sabe mais do que você. E se ele for seu amigo, como é o meu caso, você ganha em dobro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Abraços enviolados!